Os Ciclos

A Usina do Drama compreende uma formação estruturada através de três ciclos focados no desenvolvimento de projetos de série, preferencialmente para televisão, desde o seu conceito inicial até à escrita do episódio-piloto.

Abaixo apresentamos um resumo das atividades desenvolvidas, mas o detalhamento de todas as ações podem ser lidas em nosso edital de seleção.

No primeiro ciclo, até 50 pré-projetos selecionados serão aprofundados em 9 workshops sobre fundamentos dramatúrgicos, exercícios de criação e aprimoramento. Aqui, os autores dos pré-projetos poderão ser agrupados conforme o tipo de série proposto (animação, factual e ficção em imagem real), de acordo com critério dos avaliadores e formadores da Usina do Drama.

Neste primeiro ciclo, o pré-projeto se transformará em um projeto de série, com a sinopse dos primeiros episódios, apto para apresentação ao mercado. Estes projetos, ao fim deste ciclo, serão avaliados pela Equipe de roteiristas e professores da Usina do Drama. Desse processo de seleção, 15 projetos serão indicados para o segundo ciclo.

Durante o segundo ciclo, os 15 projetos selecionados serão aprimorados de forma mais aprofundada e receberão acompanhamento de cinco roteiristas tutores. Ao final, uma nova versão de cada um dos projetos de série será apresentada, incluindo as sinopses dos cinco primeiros episódios, argumento e roteiro do episódio-piloto. Esta versão será avaliada por roteiristas convidados e indicará os cinco melhores projetos que participarão do terceiro e último ciclo.

No terceiro ciclo, os projetos finalistas serão aprimorados, com a orientação dos roteiristas tutores. Os autores serão preparados para participarem de uma sessão de Pitching com uma banca formada por profissionais de renomadas produtoras do mercado audiovisual baiano. Após esse momento, os Projetos serão revistos e aprimorados com o apoio dos tutores.

É importante esclarecer que os participantes da Usina do Drama terão formação como roteiristas em todos os ciclos, fato que será comprovado com a entrega de certificado em cada um deles.

Anúncios