FAQ

Antes de nos enviar e-mail sobre dúvidas que possam existir sobre a Usina do Drama, verifique a nossa lista de Perguntas Frequentes abaixo. Separamos ela em grupos para melhor facilitar a sua busca de informações.

SOBRE INSCRIÇÃO

Como faço minha inscrição eletrônica no edital?
O candidato deve acessar o site da Usina do Drama, clicar em Edital 2020/Inscrição e verificar as instruções de preenchimento do formulário. Indicamos antes a leitura atenta do edital completo, e, como o preenchimento do formulário não é salvo nem armazenado automaticamente, aconselhamos redigir os textos em um editor de textos à parte, para depois copiar e colar as informações nos respectivos campos do formulário eletrônico, sempre observando a quantidade limite de caracteres.

O que preciso para me inscrever no Usina do Drama?
De um PRÉ-PROJETO DE SÉRIE formatado conforme itens indicados no formulário de inscrição (Anexo B do edital) e o compromisso de participar de todo o processo, assistindo aos Núcleos de Criação presenciais das fases da formação, fazendo os exercícios e participando das tutorias caso seja selecionado para os ciclos seguintes.

Como saber se minha inscrição foi computada?
Você receberá um e-mail de confirmação da inscrição. Caso não receba, entre em contato pelo endereço eletrônico: usinadodrama.ufba@gmail.com.

Preciso ser de Salvador para participar?
Não. Porém, os Núcleos de Criação são presenciais em Salvador, cabendo ao participante estar na cidade no período. A Usina do Drama não dá apoio logístico para o deslocamento dos participantes de outras cidades.

Preciso ser roteirista para me inscrever?
O projeto Usina do Drama visa à formação de roteiristas, logo você não precisa ter formação nem experiência na área, porém, precisa ter interesse na função, já que o processo incluirá exercícios práticos de criação e escrita de uma série, inclusive com a roteirização de um episódio piloto.

SOBRE O PRÉ-PROJETO DE SÉRIE

Preciso registrar o meu PRÉ-PROJETO DE SÉRIE antes de inscrevê-lo? Como faço?
É recomendável, mas não obrigatório para inscrição. O registro o resguarda de uma possível apropriação por parte de terceiros. Você pode fazê-lo através da Biblioteca Nacional. As instruções estão no endereço eletrônico: https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais

Qual o vínculo de autoria do Usina do Drama com os projetos desenvolvidos?
Os direitos autorais dos projetos participantes são exclusivos dos autores que os inscreveram, não tendo professores, nem tutores participação sobre eles. A relação é de uma consultoria de roteiros Os responsáveis pelos projetos obrigam-se, a qualquer tempo, a reproduzir, nos créditos de publicação impressa, eletrônica, bem como na obra audiovisual derivada do PRÉ-PROJETO ou PROJETO DE SÉRIE, o seguinte texto: “A SÉRIE (título) recebeu tutoria e consultoria de desenvolvimento de roteiro no âmbito da Usina do Drama – Formação de Roteiristas para Desenvolvimento de Séries para Televisão”. O crédito deverá ser acompanhado da aplicação da logomarca da Usina do Drama conforme norma de identidade visual a ser divulgada no site da Usina do Drama.

Posso mudar o meu pré-projeto de série durante a formação?
Sim, faz parte do processo de aprimoramento. As mudanças sugeridas durante os workshops e tutorias e pelas Comissões de Avaliação ao final de cada ciclo da formação podem ser implementadas.

Posso inscrever mais de um pré-projeto?
Não. Caso o mesmo proponente inscreva mais de um pré-projeto, será considerado apenas o último apresentado.

Posso inscrever um pré-projeto em grupo?
Sim. Porém, apenas um dos integrantes poderá participar do processo de formação, assistindo aos Núcleos de Criação e participando das orientações das fases seguintes.

O pré-projeto inscrito precisa ser inédito?
Sim. Ele pode ser original ou adaptado de uma outra intelectual, porém a proposta inscrita precisa ser inédita no meio audiovisual no formato de série proposto.

Posso inscrever um pré-projeto adaptado de outra obra?
Sim. Caso seja selecionado, deverá apresentar no ato da matrícula: a) o documento de autorização de uso da obra original pelo titular dos direitos autorais patrimoniais ou b) o documento que comprove que se trata de obra em domínio público. O titular pode ser o autor, seus herdeiros ou um terceiro para o qual tenha havido cessão dos direitos autorais patrimoniais.

Preciso mesmo entregar um documento que comprove a autorização de uso de obra original para adaptação de obra audiovisual?
Sim. Essa é uma confirmação de que o pré-projeto não será alvo de questionamento no futuro. Trata-se de medida de segurança para o processo de formação dentro da Usina do Drama e para o próprio proponente. Além disso, em geral, esse documento também é exigido pelos agentes de financiamento ao audiovisual. Nenhuma obra audiovisual é distribuída sem a devida regularização de todos os direitos autorais envolvidos.

Posso apresentar uma obra seriada que adapta uma história de minha autoria feita para outro meio?
Sim, desde que a proposta inscrita seja inédita, pode ser adaptada de outra obra intelectual própria. Nesse caso, basta indicar a autoria, não precisa de declaração de cessão de direitos.

SOBRE PARTICIPAÇÃO NA USINA DO DRAMA

Preciso assistir a todos os Núcleos de Criação?
Sim. Para adquirir o certificado da Primeira Fase e participar da seleção para as fases seguintes da formação, o candidato precisa ter um mínimo de 75% de presença nos Núcleos de Criação da formação, além de cumprir com a entrega do projeto de série ao final das fases.

Preciso pagar alguma coisa para participar?
Não. O projeto Usina do Drama é financiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia através do Edital Setorial do Audiovisual 2019 e totalmente gratuito para os participantes.

Uma vez selecionado para pelo edital da Usina do Drama 2020, participarei de todos as fases?
Sim. Participarão da Fase I até 28 pré-projetos selecionados após edital e que serão desenvolvidos para na Fase II formularem o roteiro do episódio piloto. Ao longo desse processo, os participantes serão orientados pelos tutores roteiristas nos Núcleos de Criação. Os 05 melhores projetos e roteiros participarão do pitching pedagógico. Sobre o sistema de avaliação em ocorrerá em cada fase, ele encontra-se explicitado no Anexo C, do Edital 2020.

O que precisa para passar de uma fase para a outra?
A cada fase, o aluno deverá apresentar o seu PROJETO DE SÉRIE desenvolvido com os itens que estão indicados no edital. Ao final da Fase II apresentará o projeto aprimorado e o roteiro do episódio piloto. O participante da Usina 20 só terá o certificado de conclusão das atividades se, além de cumprimento de pelo menos 75% da carga-horária, apresentar os referidos produtos escritos.

Como posso participar do pitching final com as produtoras?
pitching será realizado com os 5 projetos e roteiros que forem melhor avaliados, porém, os demais devem estar presentes na sessão pública do pitching pedagógico, pois muito aprendemos com a experiência da avaliação pública de projetos e pilotos de séries.

Onde posso encontrar a marca e o manual de marca da Usina do Drama?
A marca da Usina do Drama pode ser baixada clicando aqui. O manual de marca da Usina do Drama pode ser baixado clicando aqui.