Maria Carmen Jacob de Souza

Docente Associado IV da Faculdade de Comunicação e Docente permanente da Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

usinadodrama-2
Foto: Gabrielle Guido

Maria Carmem Jacob de Souza é doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Análise da tele ficção A-tevê, que se dedica a duas linhas de atuação: a) o estudo dos contextos de produção e recepção da ficção televisiva, dos aspectos narrativos, poéticos e estilísticos, com ênfase na intertextualidade e na transmidiação e b) o estudo comparativo da autoria e do estilo de produtores, roteiristas e diretores da ficção televisiva, do cinema, do filme publicitário e das histórias em quadrinhos. Pesquisadora associada à Rede Brasil do Observatório Iberoamericano da Ficção Televisiva (OBITEL Brasil), coordenadora da equipe OBITEL Bahia.

Desenvolve pesquisas sobre metodologias de análise da poética das telenovelas brasileiras, desde 2001, quando se insere como docente permanente do Curso de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação. Neste percurso investigativo, 2001 a 2013, contou com o apoio do CNPq por meio da bolsa de produtividade em pesquisa. As investigações desenvolvidas foram: Marcas autorais da direção de Telenovelas. Os casos de Waddington, Monjardim e Carvalho (2010/2013, processo 306163/2010.1); Campo da teledramaturgia e autoria no Brasil. Análise dos modos de narrar de diretores de telenovelas consagrados (2008/2010, processo 308361/2007-5); Campo da telenovela e autoria: análise das telenovelas Renascer, O Rei do Gado e Esperança (2005/2008, processos 304998/2002-8 e 305847/2004-0), e, por fim, Campo da telenovela e autoria: o lugar do escritor e do diretor (2000/2003). A pesquisa atual intitula-se Estilo do autor roteirista de telenovelas: parâmetros de análise (apoio Edital Universal 2015 CNPq).

Como integrante da Rede de Pesquisadores OBITEL Brasil – Núcleo da Bahia, coordenou 4 projetos de Pesquisa, com resultados publicados na coleção dramaturgia (Editora Globo/Sulina). Destaque para “Tendências e modelos de Projetos Transmidia no campo dos produtores da ficção seriada televisiva no Brasil: os desafios da expansão do universo ficcional” (2012/2013); “Entre novelas e novelos: um estudo das fanfictions de telenovelas brasileiras” (20142015) e o projeto de pesquisa em andamento intitulado “Estudo dos Amores Shipps nas fan fictions de telenovelas brasileiras” (2016/em andamento).

Orientou 38 alunos de graduação (11 na modalidade de bolsista de iniciação científica, 3 bolsistas de extensão e 24 trabalhos de conclusão de curso de graduação) e 20 alunos de pós-graduação (14 dissertações de mestrandos e 6 teses de doutorado). No momento, orienta 1 mestrando e 7 doutorandos.

Publicou artigos, capítulos de livros, livros e organizou coletâneas sobre os seus temas de interesse, dando destaque para: Telenovela e representação social. Benedito Ruy Barbosa e a representação do popular na telenovela (epapers, 2004); e a coletânea organizada sobre Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria (Coletânea, 2014, Edufba).

Coordena, desde 2014, a atividade de extensão Estação do Drama: formação de roteiristas de narrativas seriadas para televisão e internet (FACOM/UFBA), que tem como objetivo ampliar os espaços de formação de roteiristas e promover intercâmbio entre roteiristas, pesquisadores acadêmicos e profissionais do audiovisual na Bahia para estimular caminhos que atendam aos desafios colocados pelo mercado audiovisual brasileiro e baiano. A atividade de extensão Estação do Drama foi criada para compartilhar os resultados das investigações desenvolvidas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa A-tevê, ou seja, doutores, mestres, doutorandos e mestrandos integram a equipe responsável pela condução das atividades desse Projeto.

Anúncios