João Araújo

Bolsista de doutorado Capes, pesquisador e professor do Estação do Drama (Facom/UFBA).

usinadodrama-3
Foto: Gabrielle Guido

Natural de Feira de Santana, João Araújo é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e mestre e bolsista de doutorado Capes em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma universidade, onde desde 2011 é membro do Grupo de Pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Estudando mundos ficcionais desde a graduação, realizou TCC intitulado Além do mar estreito: a construção do universo ficcional no seriado televisivo Game of Thrones, dedicado ao modo como o excesso de informações fornecida ao espectador por aquele seriado funciona na criação de um mundo ficcional imersivo e verossímil. Já no mestrado escreveu a dissertação Crystal Blue Persuasion: a construção no mundo ficcional no seriado televisivo Breaking Bad, que explora o modo como ao construir eventos, personagens, ambientes e atmosferas únicos aquele seriado cria um mundo ficcional único quanto poderia ser o de um seriado de fantasia, a despeito de se passar em uma versão de uma cidade do nosso mundo. Atualmente, pesquisa no doutorado a construção de mundos ficcionais em séries, visando desenvolver uma metodologia que permita analisar a construção narrativa dos mundos ficcionais em seriados para tevê e internet.

João também é membro da equipe de pesquisadores baianos do Observatório IberoAmericano de Ficção Televisiva (Obitel/Brasil), tendo sido vice-coordenador da equipe baiana do Obitel/Brasil no biênio de 2013-2015. Além disso, tem publicações em periódicos e capítulos de livros sobre temas relacionados às ficções audiovisuais, como os artigos O Novo Oeste Americano: a reconfiguração do Western a partir do seriado televisivo Breaking Bad (Novos Olhares, 2013), Da Contemplação ao Frenesi: a criação da atmosfera a partir do estilo no piloto do seriado Breaking Bad (CIAC, 2015) e Os Deuses de Westeros: uma cartografia das controvérsias em torno da autoria no seriado Game of Thrones (Edufba, prelo).

Em termos de prática docente, João ministrou o curso Gêneros e Universos Ficcionais na TV pelo Estação do Drama, em 2016, e atuou como coordenador pedagógico e professor do módulo de narratologia da Segunda Edição da Oficina de Roteiro para Plataformas Multimídia, realizada em 2013, com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Já em termos de trabalhos anteriores com roteiro se incluem as consultorias criativas e revisões aos projetos O Quarto ao Lado, Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira e O Bicho que Chegou a Feira em quadrinhos.

Anúncios