Iara Sydenstricker

Escritora e roteirista, professora no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB).

Doutora em Artes Cênicas (UFBA), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), em 2012 concluiu pesquisa de pós-doutorado sobre narrativas transmidiáticas para a dramaturgia audiovisual (UFBA/FAPESB). Sócia fundadora da Associação dos Roteiristas de televisão, cinema e outras mídias (A.R.). Professora, escritora e roteirtista.

Roteirista selecionada e contratada pela TV Globo, Rio de Janeiro, durante quatro anos (1998-2002), onde também escreveu roteiros para produtoras independentes e para o Canal Futura. Sócia fundadora e membro da diretoria da Associação dos Roteiristas (A.R./Brasil), por quase dez anos foi diretora regional Bahia da entidade, recentemente unida à Associação dos Autores de Cinemas sob a sigla ABRA. Foi professora de Roteiro no Curso de Cinema das Faculdades Estácio de Sá e assessora de Gabiente da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Em Salvador (BA) desde 2003, esteve à frente da Assessoria de Projetos Especiais do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) entre 2003-2006, onde coordenou e criou propostas de programas regionais para o Pólo de Teledramaturgia da Bahia (POTE) na TV Educativa da Bahia (TVE), participou de processos seletivos para roteiros e coordenou festivais e seminários ligados ao audiovisual.

Criou, coordenou e ministrou aulas para o curso de pós-graduação latu sensu Roteiros de Programas Audiovisuais (UniJorge), iniciativa pioneira no Nordeste, entre setembro de 2003 e outubro de 2008, com quatro turmas formadas. Ministrou diversas oficinas de roteiro, de criação de bíblias de séries e de estrutura e dramaturgia para programas audiovisuais. Jurada nos concursos DOCTV I (2003), DOCTV III (2006), Produção de filmes infantis (MinC, 2005), Petrobras Cultural

(Difusão de Filmes, 2009), Cultura Viva (versões 2008 e 2010), Edital para Roteiristas Estreantes (MinC, 2012), Petrobras Cultural (Produção de filmes de longa-metragem, 2013), tendo integrado, ainda, a comissão de pré-seleção do Festival de 5 Minutos (Dimas/FunceB, 2011). Autora do Projeto de Seriado de Animação para TV Aventuras Gósmicas, premiado pelo Ministério da Cultura através do Edital 07/2007. Autora do roteiro para longa-metragem Plano aberto, desenvolvido com apoio do IRDEB (Edital 09/2010). Como pesquisadora pós-doc I pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no período de julho de 2010 a agosto de 2012, aprofundou estudos sobre criação de narrativas transmidiáticas para a dramaturgia audiovisual. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), com tese sobre criação de séries de animação para TV.

Anúncios